Por que contar histórias pode revolucionar a comunicação da sua empresa?
O termo storytelling vem do inglês e pode ser traduzido literalmente como “contar histórias”. Mas essa definição é um tanto simplista: storytelling vai além. É um conjunto de ações que compõem uma narrativa envolvente, atrativa, impactante e, acima de tudo, emocionante. E sua empresa com certeza deve ter muitas boas histórias para contar, não é mesmo? Porém, a dúvida sempre é por que e como contá-las.
Para quem não tem familiaridade com o termo, não sabe o que é ou como usar, explicamos como funciona. De início, vamos a um preceito básico: toda história tem seu começo, meio e fim. Mas, precisamos entender que não existe uma fórmula mágica. Ou seja, cada história tem seu próprio jeito de ser contada. E para saber qual o melhor, é preciso uma pitada de sensibilidade.
Aqui na Jabuticaba Conteúdo, somos apaixonados por contar histórias. E mais do que isso: somos apaixonados por contar histórias que mudam a vida das pessoas e que, além disso, valorizam a atuação de seus protagonistas. Dessa forma, usamos as técnicas de storytelling em todos os conteúdos que produzimos: vídeos, livros, textos, relatórios, podcasts, folders, treinamentos, etc.
Como aplicar o storytelling?
Antes de desenvolver seu conteúdo, você precisa seguir alguns passos básicos. O intuito, aqui, é definir qual a melhor estratégia a seguir e com o que o seu público vai se identificar. Siga esta sequência:
Tenha claro qual mensagem você quer passar e, assim, qual impacto pretende causar em quem terá contato com a história contada.
Defina o seu público-alvo. São os funcionários da sua empresa? Seus clientes? Potenciais clientes? Todos eles? Cada público pode exigir uma estratégia diferente.
Já sabe com quem vai falar? Então, conheça melhor seus interlocutores. Qual a faixa etária deles? Quais seus hábitos? Que assuntos costumam acompanhar?
A partir daí, defina qual o melhor formato para você se comunicar e aplicar a técnica de storytelling. Se o seu público prefere livros, por exemplo, não adianta querer produzir um vídeo. E vice-versa.
Você já sabe a mensagem, o público e o formato. Agora, precisa definir como contar sua história: qual o melhor tom, a duração ideal, a linguagem adequada e os recursos que pode utilizar.
Faça um benchmarking. Veja como outras pessoas e empresas do seu setor se comunicam. As estratégias têm dado resultado?
Analise as oportunidades de aprimorar o que já está sendo feito e reflita se pode propor um modelo novo. A inspiração é importante, mas a inovação sempre é bem-vinda.
Coloque a mão na massa e envolva sua equipe no processo de contação de histórias da sua empresa!
Aprenda a contar histórias que emocionam
Você precisa levar em conta que sentimento espera, então, ao provocar em seu público-alvo. Se o objetivo é que as pessoas reflitam, use um texto instigante e imagens impactantes. Por outro lado, se você quer causar emoção, que tal gerar uma dúvida? Coloque então uma informação aparentemente inocente no começo e, ao longo da narrativa, vá explicando o porquê dela estar ali – cause aquela sensação de “UAU!” na sua interlocutora ou interlocutor.
Em um episódio da série Jabuticaba Cases, por exemplo, mostramos 584 famílias viviam na favela dos Portais, em Osasco. As condições de saneamento eram precárias: esgoto a céu aberto, acúmulo de lixo e barracos de madeira. A falta de um endereço, por sua vez, impedia que muitos conseguissem empregos formais e sonhassem com uma mudança de vida. Contamos então como aquela
comunidade passou de um lugar com barracos a um conjunto habitacional. Para assisti-lo, clique aqui ou na imagem ao lado.
Nós, da Jabuticaba Conteúdo, somos especialistas em contar histórias. De todos os tipos. Para todos os públicos. Em todos os formatos. Se você precisa se comunicar, não deixe de nos consultar. Nós certamente vamos encontrar a solução ideal para o seu objetivo. Nossa expertise adquirida ao longo de 10 anos de mercado, trabalhando com grandes empresas dos mais variados setores de atuação, nos proporciona uma visão ampla de oportunidades e estratégias de divulgação.
Conheça melhor o nosso trabalho! Confira nosso portfólio, nossos clientes e a opinião de quem já trabalhou conosco.