top of page

OMNI: 30 ANOS MUDANDO VIDAS

Atualizado: há 6 dias


Referência em crédito para a população de baixa renda no Brasil, Omni contrata Jabuticaba Conteúdo para fazer o livro que comemora três décadas de sua fundação



O último projeto editorial impresso da Jabuticaba Conteúdo começou a ser preparado no início de 2024, quando a Omni nos procurou para criar o livro comemorativo dos 30 anos de sua fundação. A premissa desse projeto era desenvolver uma "biografia" que incluísse emoção como um elemento central. Essa foi uma das primeiras demandas da Omni, aliás. Como uma financeira especializada em crédito para as classes C e D, o maior negócio da empresa é ajudar as pessoas a realizar seus sonhos. O desejo da Omni era ir além de datas e fatos, trazendo para as páginas do livro algumas das pessoas que contribuíram para escrever sua história.


Temos paixão e orgulho de quem somos - e isso está concretizado nesse livro. Ficamos orgulhosos em contar nossa história com a participação de tantos stakeholders, em publicar nosso impacto econômico e social na vida de nossos clientes e em registrar esse legado para o futuro da nossa empresa" - Denise Paludetto, diretora de RH do Grupo Omni

Olho no olho

Em uma demanda como essa, a Jabuticaba aciona sua equipe de texto e de arte para pensar nos projetos editorial e gráfico.  O primeiro prevê como o conteúdo será explorado;  e o projeto gráfico define o visual, como as informações serão retratadas.  A fotografia é outra parte fundamental do projeto. Para o livro da Omni decidimos chamar um parceiro de longa data: o fotógrafo paulista Raul Junior, um exímio retratista que trabalhou durante anos na Revista EXAME, da Editora Abril, e que já trabalhou  conosco em vários outros projetos - como o do livro sobre o Sistema Produtor São Lourenço, que foi feito para a Sabesp, em 2018. Na foto abaixo, Raul busca o melhor ângulo para fotografar um dos diretores da empresa de saneamento. Para a produção dos textos do livro da Omni, os jornalistas da Jabuticaba realizaram dezenas de entrevistas com acionistas, conselheiros, executivos, funcionários, agentes, que são os representantes credenciados da empresa, e clientes de todo o Brasil, além dos fundadores Érico Sodré Quirino Ferreira e José Tadeu da Silva.


O objetivo das entrevistas com pessoas indicadas pela empresa foi entender os momentos importantes dessa história de três décadas, como ocorreu a construção da cultura, que é focada no ser humano, e como a empresa funciona de forma geral. Os entrevistados contaram passagens emocionantes sobre seu relacionamento com a Omni e o jeito humanizado - ou omnizado, como eles dizem por lá - de fazer negócios. A começar, claro, por um dos donos, o Dr. Érico, que destacou a importância da empatia: “Sempre se imagine na situação de quem está do outro lado da mesa”, diz em trecho do livro. 


O superintendente da Rede de Agentes, Sérgio Anastácio, contou que essa atitude também se estende aos clientes:  “A gente comemora quando um cliente paga uma prestação. É uma festa! E não é por receber aquele dinheiro, mas porque aquela pessoa conseguiu vencer mais aquela etapa e honrar seu compromisso consigo mesma. A nossa cobrança não é o fim do processo, mas o início de um novo ciclo”. A paulista Chelibi Lima, outra entrevistada do livro e cliente da Omni, contou a emoção que sentiu quando soube que o  financiamento para comprar uma motocicleta havia sido aprovado. “Chorei muito! Ninguém tinha nos dado a oportunidade de fazer um novo crédito antes e, por isso, fiquei muito emocionada”.


Para formular os projetos editorial e gráfico,  o pontapé inicial foi ler toda a informação disponível sobre a empresa - não só aquela que vem do material fornecido pelo cliente, mas também a que está na internet na forma de reportagens e vídeos. E se engana quem pensa que essa etapa é só para a equipe de redatores. Nada disso, já que o time de arte precisa entender a empresa para conseguir “traduzi-la” em imagens. A última etapa da produção de um  livro é a impressão em si, que envolve a escolha da gráfica, do tipo de lombada, do papel etc, etapa que foi acompanhada de perto pelo diretor de Criação, Klaus Bernhoeft, e pela diretora de Operações Gabriela Serra.


O sucesso não é apenas técnico; ele exige um equilíbrio emocional que precisa ser cultivado todos os dias" - Érico Ferreira, fundador e presidente do conselho de Administração

LOGO_JABU_preto.png
  • Facebook - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Ceci, 1081 Planalto Paulista - São Paulo CEP 04065-001

Copyright © 2019 Jabuticaba Conteúdo.

Todos os direitos reservados.

bottom of page