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Modernização da identidade visual da CBL inclui novo Manual de Marca, vídeo institucional e até um gibi

Empresa 100% brasileira contratou a Jabuticaba Conteúdo para o rebranding e para a produção dos materiais que representam seu momento como player global do mercado de lítio


Qual é o minério que faz a bateria do teu celular funcionar? O lítio. E a bateria do carro elétrico? O lítio. E aquele que reduz o atrito nas máquinas das indústrias? Idem. E em medicamentos psiquiátricos? Também o lítio, entre muitos outros usos. Não é de hoje que esse é um componente importante, mas, nos últimos anos, o lítio ganhou status de produto desejado em todo o mundo. E tem uma empresa 100% nacional, fundada em 1991, que está disputando esse mercado de gigantes de igual para igual. Trata-se da CBL - Companhia Brasileira de Lítio, que opera no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.


A CBL tem sido cliente da Jabuticaba há muitos anos, em projetos esporádicos, como um vídeo institucional e um relatório social. Em 2022, porém, recebemos uma missão maior e mais complexa: redefinir sua comunicação e imagem por meio de um rebranding da marca. Era preciso modernizar sua identidade visual, desde o logotipo até as fotos, do site até o vídeo institucional, mas sempre respeitando sua história e cultura organizacional.


Assista ao vídeo com o testemunho de Vinícius Alvarenga, CEO da CBL, e de Klaus Bernhoeft, diretor de Criação da Jabuticaba.


E assim foi feito, começando pela criação e aprovação do Manual da Marca, documento que consolida o logotipo e seus usos, além de cores e tipologia. Esta etapa foi liderada por Klaus Bernhoeft, diretor de criação da Jabuticaba. Feito isso, as equipes de vídeo, fotografia, site e textos iniciaram a produção de todo o enxoval de comunicação da empresa. O que foi feito:

  • Vídeo institucional: a partir de um roteiro previamente aprovado, a equipe de gravação da Jabuticaba, liderada pelo diretor e sócio Bruno Almeida, viajou para captar imagens nas unidades de mineração (municípios de Araçuaí e Itinga) e da planta química (Divisa Alegre). Nas três cidades, além da operação, nos preocupamos em registrar o impacto socioambiental da CBL nas comunidades.

  • Fotografia profissional: simultaneamente, o fotógrafo Raul Júnior e seu assistente percorreram as cidades do Vale do Jequitinhonha para fazer registros fotográficos de tudo. O material abasteceu o site e os relatórios social e ambiental (veja adiante) que já estavam em gestação em São Paulo.

  • Site: equipes de texto, design e programação trabalharam para colocar no ar a nova identidade visual, muito mais conectada com o momento atual da empresa.

  • Papelaria e uniformes: assinaturas de e-mail, cartão de ponto, templates para apresentação e imagens para identidade nos perfis de redes sociais fizeram parte do kit. Além disso, os uniformes e camisetas ganharam um novo visual.

  • Relatórios Social e Ambiental: dois projetos independentes apresentaram o quanto a responsabilidade social da empresa nas comunidades onde atua e sua preocupação constante para minimizar os impactos ambientais inerentes à sua atividade. Os relatórios foram impressos para distribuição aos diversos stakeholders da companhia.

Capas do Relatório Ambiental: transparência com stakeholders


  • Gibi: a história da CBL foi contada na linguagem lúdica dos gibis. Para este projeto, destacamos um roteirista especializado e um desenhista que deu vida a personagens típicos daquela região mineira. O objetivo do produto foi levar mais conhecimento sobre a CBL para as famílias dos funcionários.


Além do tradicional macacão, a equipe ganhou um jogo de camiseta e calça: mais informal.


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