Conteúdo apresenta o que a Siemens está fazendo para estar entre os protagonistas do movimento que põe o Brasil na liderança de temas emergentes para a humanidade
Capa, com prédio e ícones , apresenta conceito da empresa de combinar os mundos digital e real
Uma empresa que vive intensa transformação digital dentro de suas fábricas e escritórios - e que leva a transformação digital para as fábricas e os escritórios dos seus clientes. Essa jornada de quem modifica e é modificado moldou a produção do Relatório Institucional e ESG da Siemens 2023. Como o nome diz, o documento foi dividido em duas partes: a institucional, na qual foram apresentadas informações e cases relacionados ao negócio, e a de ESG, que se debruça sobre sua estratégia para as questões de meio ambiente, social e governança. Pela Siemens, estiveram diretamente envolvidas no projeto as áreas de Comunicação Corporativa e de Sustentabilidade. Pela Jabuticaba, responsável por entrevistas, textos e design, foram destacados jornalistas, editores, designers, diagramadores e revisores de texto. “É muito bom quando o cliente nos permite inovar na forma e na narrativa - e foi o que a equipe de Comunicação da Siemens fez. Com isso, todos nós aprendemos e evoluímos”, diz Gabriela Serra, sócia e diretora de Operações da Jabuticaba.
Como uma empresa líder em tecnologia, nós transformamos a vida de bilhões de pessoas. A aceleração da digitalização e da sustentabilidade tem o poder de impulsionar o progresso e o crescimento, ao mesmo tempo que reduz o consumo de recursos em todo o planeta. O tempo não espera e, para garantir um futuro sustentável, é essencial que façamos grandes mudanças agora. Esse é o nosso compromisso.” Pablo Roberto Fava, CEO da Siemens Brasil, na Carta do Presidente, que abre o relatório
Cerca de 60% do relatório apresenta os desafios e conquistas da Siemens nos temas ESG
Como Cynthia Marafanti, analista de comunicação corporativa sênior da empresa, escreveu em seu LinkedIn, o resultado foi uma edição “realmente inovadora”, depois de meses de trabalho. “O layout foi pensado para melhor usabilidade do leitor, desenvolvido exclusivamente no formato on-line e você vai notar a fácil navegabilidade. E até mesmo a capa foi idealizada para refletir nosso conceito de combinar os mundos real e digital”, escreveu Cynthia no post (leia aqui). O fato de ter sido planejado desde o princípio para o formato digital fez uma grande diferença no visual final - com textos e imagens preenchendo a tela na horizontal, substituindo o formato de revista, no qual se vê duas páginas verticais.
Alguns destaques
+ de 35 entrevistas com profissionais da Siemens
Layout inovador e intuitivo
Conteúdo exclusivo
Vídeos, podcasts e releases permitem interatividade
Versões em português e em inglês
Design pensado para o digital: conteúdo distribuído horizontalmente
O projeto gráfico seguiu o manual de marca da Siemens Global, com seus ícones, padrão de imagens e cores. A capa, que apresenta uma foto área da sede da empresa, em São Paulo, conectada a ícones relacionados a questões de sustentabilidade, reflete o conceito da Siemens de combinar os mundos real e digital. "O design foi planejado para oferecer uma experiência intuitiva ao leitor; pensamos na experiência de alguém que navega na internet, em vez de pensar em alguém lendo uma revista como se faz tradicionalmente", diz Klaus Bernhoeft, diretor de Criação da Jabuticaba. "Com isso, a experiência se torna muito mais simples e amigável."
Já os jornalistas foram responsáveis por mais de 35 entrevistas com profissionais da Siemens, desde o presidente, Pablo Fava, até executivos das unidades de negócios, sustentabilidade, inovação, jurídico e relações institucionais, entre outros. O produto final, com 109 páginas de conteúdo, apresenta uma empresa pulsante, sustentável e inovadora. Como diz um dos textos, “a Siemens quer estar entre os protagonistas do movimento que põe o Brasil na liderança de temas emergentes para a humanidade”.