top of page

IA na produção audiovisual: essa revolução está só começando

Novas ferramentas facilitam muito o processo de produção de vídeos e nosso especialista em IA testou três softwares que ajudam você nessa tarefa. Mas atenção: o ajuste fino ainda é algo que só um editor humano é capaz de fazer


Imagem criada por IA por Ricardo Tadashi, CAIO da Jabuticaba


Em meados do ano passado um  documentário sobre Brian Eno, músico, compositor e produtor musical americano que trabalhou com artistas como David Bowie e as bandas U2 e Talking Heads, agitou o  Festival de Sundance. É que Gary Hustwit, o diretor de Eno, usou um programa de IA para criar uma versão diferente do filme a cada exibição. Foi um acontecimento, claro - assim como tudo o que cerca a Inteligência Artificial, uma caixa de surpresas que parece nunca ficar vazia. 


No caso da produção audiovisual, é possível usar ferramentas de IA em todas as etapas, do roteiro à edição e, no caso acima, também na exibição. E a Jabuticaba Conteúdo vem acompanhando essas inovações tecnológicas de perto para melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos que entrega para seus clientes. Uma das ações implementadas nesse sentido foi nomear Ricardo Tadashi, que é sócio da empresa, como Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO). É dele a missão de incorporar a IA, não só na produção de vídeos, mas também no dia-a-dia da Jabuticaba. 


Em abril de 2024, cerca de um mês depois de assumir seu novo cargo, Tadashi resolveu realizar um experimento para descobrir se as pessoas seriam capazes de diferenciar um vídeo produzido da maneira tradicional de  outro feito com o auxílio de uma ferramenta de Inteligência Artificial. O resultado está em nosso LinkedIn.  Em outro vídeo, esse produzido à “moda tradicional”, Tadashi falou sobre a experiência, revelando que uma em cada três pessoas que participou da enquete feita em nossas redes sociais não soube distinguir os dois vídeos. 


É fato que os avanços trazidos pela IA são capazes de encurtar etapas, facilitando a produção de um vídeo, mas sabe-se também que o impacto sobre a qualidade nem sempre é positivo. Pode haver, por exemplo, problemas na sequência das imagens e até mesmo em sua formação, o que compromete o resultado.


O ajuste fino, digamos assim, continua sendo algo que só a criatividade e a sensibilidade humana são capazes de fazer. A inteligência artificial já consegue entregar boas bases, encurtar caminhos, sugerir imagens, roteiros e estruturas. Mas o que dá alma ao vídeo — aquilo que faz alguém assisti-lo até o final e se emocionar ainda vem do trabalho humano.


“É no ritmo, no detalhe, na pausa certa e na escolha de imagens surpreendentes que está o segredo. No fim, o que nos conecta de verdade ainda passa pela nossa sensibilidade”, Ricardo Tadashi, Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO) Jabuticaba Conteúdo

Também não dá para esquecer que vídeos gerados por IA carregam muitas questões éticas, coisas que não podem ser desconsideradas: a ameaça dos deepfakes, o viés algorítmico e a perda de inúmeros postos de trabalho - são algumas dessas implicações.


Por isso, em relação à IA, a Jabuticaba é adepta do “use com responsabilidade”. Acreditamos que o futuro caminha para uma convivência cada vez mais próxima e integrada entre a IA e a criatividade humana. Mas sabemos também que o segredo está em saber utilizar essas ferramentas com intencionalidade, sensibilidade e propósito — colocando a tecnologia a serviço do storytelling, que é nossa especialidade. 


A palavra do expert Pedimos a Ricardo Tadashi para fazer uma espécie de “teste do consumidor” e avaliar três ferramentas de IA para produzir vídeos profissionais. Segue o que ele comentou sobre os pontos positivos e negativos de cada uma delas.


1. Runway Plataforma que facilita a criação e a edição de vídeos e de imagens. Ela tem várias ferramentas, como edição de vídeo, geração de imagens e até uma para transformar texto em vídeo.


Pontos positivos

  • A plataforma é bem intuitiva. Então, dá para usar sem ser expert.

  • Tem recursos como remoção de fundo (chroma key) em tempo real, troca de objetos e criação de efeitos especiais.

  • Permite que os envolvidos na criação do vídeo trabalhem juntos em tempo real, o que é ótimo para acelerar o processo de produção.


Pontos negativos

  • Para quem já é mais avançado, a plataforma pode ser limitada em termos de customização de recursos, ou seja, de personalização.

  • Como tudo que acontece na nuvem, é preciso ter uma internet boa e estável.


2. Sora Ferramenta da OpenAI que transforma texto em vídeo. Você escreve uma cena e ela a transforma em vídeo, com movimentos de câmera, ambientação e personagens.


Pontos positivos

  • Os vídeos têm uma qualidade impressionante, com textura, luz e movimento bem realistas. 

  • Para quem trabalha com criação, marketing, storytelling ou quer explorar novas possibilidades visuais, o Sora é uma ótima ferramenta para testar ideias.


Pontos negativos

  • Como a ferramenta está em desenvolvimento, o resultado pode trazer alguns erros como gente andando de um jeito estranho e com expressões sem sentido e objetos sumindo da cena.

  • Como o processo é todo automatizado, não dá para ajustar detalhes como em um software de edição tradicional, ou seja, o Sora acaba limitando o controle criativo de quem está editando o vídeo.

  • Por enquanto, só algumas empresas e pessoas têm acesso ao Sora. 


3. Synthesia Plataforma que cria vídeos com avatares digitais que falam o texto que você digita. É bastante usada para vídeos corporativos, treinamentos e marketing.


Pontos positivos

  • Os avatares são bem naturais e podem falar em vários idiomas e estilos.

  • Para criar o vídeo, é só digitar o texto, escolher o avatar e a IA gera tudo automaticamente.

  •  É ótima quando é preciso criar muitos vídeos com o mesmo estilo.


Pontos negativos

  • Mesmo sendo realistas, os avatares não têm muita flexibilidade nas expressões e movimentos, o que pode deixar os vídeos com um toque artificial.

  • A Synthesia costuma ser mais cara, especialmente se você precisa produzir muitos vídeos ou de recursos extras.

LOGO_JABU_preto.png
  • Facebook - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Ceci, 1081 Planalto Paulista - São Paulo CEP 04065-001

Copyright © 2019 Jabuticaba Conteúdo.

Todos os direitos reservados.

bottom of page