Com comunicação e treinamento, é possível transformar a equipe em embaixadores das melhores práticas de sustentabilidade

No ano da COP30 no Brasil e com o aumento da pressão global para que as empresas adotem políticas socioambientais mais eficientes, o letramento dos funcionários no tema passou a ser prioridade.
A conscientização sobre as mudanças climáticas e os impactos provocados por elas vêm ganhando mais força, e colaboradores capacitados nessas questões se tornam multiplicadores de boas práticas socioambientais e ativos valiosos para melhorar o desempenho da empresa nesses quesitos.
Acontece que, em se tratando de promover mudanças, muitas empresas acabam deixando de lado uma de suas maiores forças: os colaboradores - o que é um desperdício. Segundo a consultoria americana McKinsey, grande parte das organizações não leva em conta que funcionários engajados aceleram as transformações. A maioria envolve apenas 2% de seus colaboradores nesse esforço, enquanto que as companhias mais bem-sucedidas na promoção de mudanças incluem pelo menos 30% do time nesse processo.
“Esforços de transformação bem-sucedidos — esforços em larga escala para alcançar mudanças substanciais e sustentáveis no desempenho — exigem colaboração profunda”, escrevem Neil Christie e Oliver Gorter, autores de artigo sobre o tema, publicado pela McKinsey.
Isso posto, não é nenhum exagero considerar que o letramento dos funcionários em ESG é uma ferramenta valiosa para turbinar o desempenho da empresa na jornada da sustentabilidade. Afinal, quem compreende do que se trata e entende seu papel na mudança tende a ser muito mais engajado nas ações.
Mas como capacitar o time? Buscando informações e a ajuda de profissionais que entendem do assunto. Nesse sentido, a Jabuticaba Conteúdo pode ser uma parceira de valor. Com 16 anos de mercado e grandes empresas como clientes, uma das expertises da Jabuticaba é a criação de conteúdo para treinamentos institucionais.
Nós acreditamos no poder do storytelling de despertar emoções e, assim, facilitar o aprendizado. E o letramento dos funcionários em ESG pode ser feito das mais variadas formas, usando as ferramentas que a empresa já tem: newsletters, TV corporativa, mural interno, cartilhas, vídeos e webséries, por exemplo. Pode ainda desenvolver projetos especiais, como gincanas e campanhas de engajamento.
E quer melhor oportunidade de engajar o time na jornada ESG do que no ano em que o Brasil estreia como sede da Conferência do Clima? Não sabe como trazer a COP30 para dentro de sua empresa? A Jabuticaba sabe.