Transparência, consistência, diálogo contínuo e responsividade estão entre as melhores práticas para construir confiança e engajamento dos stakeholders
A boa governança corporativa começa e termina com a qualidade da comunicação. Quando é transparente, ela constrói confiança e engajamento das partes interessadas. “A comunicação traduz a cultura e o propósito da organização e pode reforçar o quanto esses valores são consistentes ou revelar possíveis fragilidades nesse processo. Divulgar um conjunto de informações relevantes e confiáveis sobre a agenda ESG da organização aumenta a transparência e constrói confiança no relacionamento com investidores, consumidores e demais partes interessadas”, afirma o documento Boas práticas para uma agenda ESG nas organizações, publicado pelo IBGC. Importante destacar que a comunicação de governança perpassa toda a empresa, não pode ser relegada apenas à divulgação de resultados financeiros.
Mas quais são as melhores práticas de comunicação para a boa governança corporativa? Elas podem ser resumidas em quatro aspectos:
Transparência: A comunicação clara e acessível é essencial para construir confiança e evitar mal-entendidos entre acionistas, reguladores e outras partes interessadas.
Consistência: As mensagens devem ser consistentes em todos os canais, refletindo os valores e compromissos da empresa.
Diálogo Contínuo: Manter um diálogo aberto e contínuo com os stakeholders, especialmente em momentos críticos, como em processos de IPO.
Responsividade: Demonstrar prontidão para responder a preocupações e adaptar a comunicação com base no feedback.
Essas práticas contribuem para fortalecer a imagem da empresa e garantir a adesão a padrões éticos de governança. Elas devem ser observadas nas diversas ferramentas de comunicação disponíveis, tais como:
Relatórios anuais e de sustentabilidade: Documentos formais que detalham práticas de ESG, incluindo a governança, e impacto provocado pela empresa em um determinado período.
Conferências e webinars: Canais interativos para o engajamento com stakeholders.
Boletins Informativos: Atualizações regulares que mantêm as partes interessadas informadas.
Redes sociais e blogs corporativos: Canais para compartilhar novidades e reforçar o compromisso com a transparência.
Intranet e plataformas internas: Ferramentas para comunicação interna sobre as práticas de governança.
Quando bem utilizadas, as ferramentas de comunicação corporativa fortalecem a confiança e a clareza nas práticas de governança da empresa.
CUMPRA OU EXPLIQUE
Uma forma eficaz de construir confiança por meio de uma comunicação transparente na governança corporativa é manter canais de comunicação claros e consistentes. Atualizações regulares, relatórios e feedback contínuo ajudam a garantir que as informações cheguem de forma acessível e no momento certo. Compartilhar tanto sucessos quanto desafios reforça a credibilidade e integridade da empresa. Além disso, envolver as partes interessadas nas decisões, ouvindo funcionários, clientes e investidores, promove uma governança inclusiva e fortalece os laços, baseados no respeito e na colaboração.
As empresas devem buscar diferentes perspectivas — de funcionários, clientes, investidores e comunidades — para garantir que suas decisões sejam inclusivas e equilibradas. Esse processo não só demonstra transparência, mas também reforça a responsabilidade corporativa. Ao promover um ambiente de colaboração e respeito mútuo, as organizações conseguem criar laços mais fortes com seus stakeholders, alinhando seus interesses e valores, o que contribui para uma governança mais eficaz e confiável.
A governança corporativa define como uma empresa cumpre seu propósito, distribuindo responsabilidades entre o conselho de administração e a diretoria, além de envolver as partes interessadas. Esse sistema assegura a gestão eficaz de riscos e oportunidades, com processos que afetam e são afetados pela organização. Além disso, promove o comportamento ético, o alinhamento de interesses e o planejamento estratégico. Também facilita a tomada de decisões e garante uma abordagem responsável e inclusiva, conectando todas as áreas da empresa em torno de objetivos comuns.
O princípio “Cumpra ou Explique”, destacado no Código de Boa Governança da Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV ) da Espanha, exige que as empresas sigam não apenas os regulamentos, mas também as boas práticas recomendadas. Quando uma empresa não cumpre essas diretrizes, ela deve fornecer explicações claras, como nos casos de falta de transparência sobre a remuneração dos executivos ou de políticas de igualdade de gênero. Isso reforça a necessidade de um comportamento ético e transparente nas práticas corporativas, alinhado aos seis princípios do G20/OCDE para uma governança eficaz:
Estrutura de governança corporativa eficaz
Direitos e tratamento equitativo dos acionistas
Investidores institucionais, mercados de ações e outros intermediários
O papel das partes interessadas na governança corporativa
Divulgação de dados e transparência
Responsabilidades do conselho de administração
A Jabuticaba Conteúdo tem um portfólio completo de produtos de comunicação corporativa e EAD para ajudar você a amplificar a voz da sua empresa antes, durante e depois da COP 30. Saiba mais aqui ou fale com nossa equipe.